Páginas

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Vamos conversar? | Perdida na moda


http://quatroestacoesdorosa.files.wordpress.com/2013/03/carreira-192.jpg

Produção, criação ou pesquisa?

Entre essas e outras áreas da moda, em qual você quer atuar? Se ainda não faz idéia dê uma lida nesse texto.

 

Quando eu comecei a faculdade de moda eu achava tudo muito legal, as aulas de desenho eram divertidas, as disciplinas teóricas como história da arte me deixavam extasiada e tudo o mais, só que tinha um porém: ao longo do curso eu fui percebendo que eu não tinha ideia de em que área eu queria atuar na moda.
Como toda a profissão a moda tem várias frentes de atuação, você pode trabalhar na área de pesquisa, criação, marketing, produção etc, etc... Como se decidir e como entrar na área desejada é o maior drama que pode ser vivenciado por um aluno de Design de Moda por isso depende de vários fatores como:
  • Afinidade: o que mais te interessa no mundo da moda, o que você se vê fazendo daqui a 5 ou 10 anos (além de divinamente sentada na primeira fila de um desfile da Chanel em Paris)?
  • Especializações: Eu costumo dizer que faculdade de moda é como fazer formação geral no Ensino Médio em que você sai com um diploma que te dá conhecimento de um pouquinho de cada coisa mas sem foco em nada. Você precisa entender que só a faculdade não é o bastante, você precisa se especializar, fazer cursos que te capacitem para a área que você deseja atuar.
  • Comparecer: sim, pra trabalhar com moda você precisa estar presente, inserida no meio, ser notado. Isso significa que todo evento relacionado a moda você deve fazer um esforço para estar presente! Palestras, coquetel de lançamento de marca, desfiles... É num evento que você percebe como as coisas funcionam no mundo fashion (eu particularmente aconselho a tentar trabalhar num backstage  de desfile, nada melhor para situar-nos na realidade que moda não é só glamour).
  • Aparecer: "quem não se comunica, se trumbica" como diz o ditado! Não basta apenas comparecer, estudante de moda tem que sempre estar com a cara de pau bem lustrada porque os eventos são uma ótima oportunidade para conhecer pessoas do meio e assim formar uma lista de contatos que podem lhe ajudar na sua vida profissional. Não se sinta mal ou interesseira fazendo isso, é assim que os negócios funcionam (mas é claro que se você odeia certa fulana e se aproxima dela só porque ela é dona de uma marca você é sim interesseira).
  • Informação: Sim, você precisa saber o que esta acontecendo no seu bairro e na China. Esteja bem informada sobre o universo da moda, ponha a preguiça de lado e LEIA! Blogs, livros, colunas, revistas... Não só especificamente sobre moda mas sobre o mundo, sendo a moda um negócio ela depende de fatores externos como economia por exemplo. Quanto mais informação melhor, afinal o que você vai conversar com essas pessoas que você conhecerá nos eventos? 
  • Força de vontade: A não ser que você seja a pessoa mais sortuda desse planeta (do tipo que é descoberta por um grande estilista num restaurante enquanto distraidamente desenha um croqui num guardanapo) você vai ter de ralar pra conseguir seu lugar ao sol então seus anos de estudo devem ser aproveitados ao máximo fazendo tudo o que eu disse aí em cima pra não ficar em desespero quando chegar no último período e ter uma crise de identidade sem saber o que fazer.
  • Tenha foco: quando você encontrar o seu caminho nesse mundo de opções que a moda ofereça corra atrás e invista em sua carreira sempre com os olhos no seu objetivo e sem desânimo, por mais difícil que seja você pode chegar lá!
Tudo o que eu escrevi é uma informação proveniente da minha própria experiência e observação, é claro que não é uma regra por isso se alguém quiser complementar ou dar uma opinião COMENTE  pra parecer que esse blog tem audiência .
E pra não ficar apenas nas minhas palavras vou deixar aqui o vídeo da palestra "Como construir uma carreira de sucesso em moda" ministrada por Angela Valiera, Coordenadora da EnModa, muito legal esclarecedora pra quem quer seguir uma carreira em qualquer área da moda com orientações sobre escolha profissional e planejamento de carreira.


 Bom início de semana e não esqueçam de comentar!













Nenhum comentário:

Postar um comentário